bio

Davi Bonela é editor, jornalista e profissional de comunicação com experiência nas áreas de educação, ciência, cultura e saúde. Atualmente, é pesquisador do Museu do Amanhã. Antes, trabalhou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Academia Brasileira de Ciências e em outras organizações tradicionais de pesquisa e divulgação científica. Em 2017, perto de completar dez anos de carreira, foi selecionado como non-European fellow pela Ettore Majorana Foundation and Centre for Scientific Culture para o International Science Journalism and Communication Program, na Itália.

Está cobrindo eventos internacionais sediados no Brasil sobre os desafios globais, com destaque para a cobertura oficial da Cúpula do Povos (RIO+20), do Fórum Mundial de Ciência e da Assembleia Geral da Rede Mundial de Academias de Ciências. Publica matérias, entrevistas e artigos – alguns traduzidos para outros idiomas -, assim como participa da produção de exposições, seminários, livros, documentários e programas de tv.

No Museu do Amanhã, ao lado do trabalho de pesquisa e de criação, realiza parcerias (em destaque com agências das Nações Unidas), projetos para concorrência em editais internacionais (em destaque para o Newton Fund Institutional Skills do British Council conquistado em 2017), planos estruturantes (em destaque os de divulgação científica, documentação e sustentabilidade), além de evidências do cumprimento de metas de gestão. Enxerga nisso uma oportunidade de ampliar o seu escopo de ação em postos avançados.

O que caracteriza o seu trabalho é a busca por estratégias inovadoras e integradas de comunicação do conhecimento.