bio

davi-bonela_pb-crop.jpeg

Davi Bonela é editor, jornalista e profissional de comunicação com experiência em educação, ciência, cultura e saúde – áreas nas quais também coordena projetos e é consultor. Atualmente é pesquisador da Diretoria de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã. Antes, trabalhou na Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, Academia Brasileira de Ciências e em outras organizações de pesquisa e divulgação científica.

Em 2017, foi selecionado como non-European fellow da Ettore Majorana Foundation and Centre for Scientific Culture para o International Science Journalism and Communication Program, na Itália. Em 2018, participou do intercâmbio profissional entre o Museu do Amanhã e o Science Museum Group, na Inglaterra, via Newton Fund Institutional Skills do British Council. Nesse mesmo ano prestou consultorias ao SESC para a formação dos seus coordenadores de salas de ciências e também a MOTI Foundation para a elaboração do masterplan do Future Literacy Program da Avenues: the world school.

Enquanto jornalista está cobrindo conferências internacionais sediadas no Brasil sobre os desafios globais. Em destaque, a cobertura oficial da Cúpula do Povos na RIO+20, quando foram lançados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e do Fórum Mundial de Ciência, quando os cientistas apresentaram suas contribuições para o êxito dessa agenda da ONU que acompanha desde o início.

No Museu do Amanhã, publica matérias, entrevistas, artigos e participa da produção de exposições, seminários, sites e livros. Além disso, realiza parcerias com outras organizações – em destaque as agências da ONU – e coordena projetos – em destaque Inspira Ciência e Alimentação para o Amanhã correalizados com o British Council. Ainda produz pesquisas, planos estruturantes e o acompanhamento de metas.

Com o objetivo de ocupar cargos de coordenação, o seu foco atual está no desenvolvimento de habilidades de gestão a exemplo da certificação na metodologia Project Management for Results do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O que caracteriza o seu trabalho é a busca por estratégias inovadoras e integradas de cooperação e comunicação do conhecimento.