revista ocas

Filiada a International Network Street Papers, a revista Ocas” é produzida para ser comercializada por pessoas adultas sem emprego e vulneráveis socialmente, por exemplo, em situação de rua. Desde 2002, a Ocas” circula pelas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro como um instrumento de geração de renda aos vendedores, que, após acolhimento e treinamento, compram cada exemplar por 2 reais e vendem pelo preço de capa, 5 reais. A diferença, 3 reais, fica com o vendedor, sem intermediários, o que inicia um ciclo de autonomia liderado pelo próprio vendedor.

Todos os vendedores têm idade mínima de 18 anos, recebem treinamento, assinam um código de conduta e portam crachá. Na sede da OCAS, em São Paulo, ou em encontros promovidos por voluntários no Rio de Janeiro, os vendedores contam ainda com uma série de atividades, como oficinas de psicodrama, leitura, fotografia e produção de texto.

Com uma tiragem de 5 mil exemplares, a Ocas” publica reportagens e ensaios nacionais e internacionais sobre cultura, comportamento, política, esporte e meio ambiente, além de reservar espaço para expressão dos vendedores e abordar questões relacionadas ao tema da exclusão social.

Davi Bonela participa da Ocas” há cinco anos, sendo responsável pela revista no Rio de Janeiro. Faz a distribuição para o vendedores e os auxilia com questões de serviço social. Também escreve para a revista, principalmente sobre as trajetórias de vida dos vendedores e sobre outras iniciativas de impacto social.